CARREGANDO

Busque Aqui

Qualidade Agrícola

Descubra como fazer irrigação de maneira efetiva em sua fazenda

Compartilhar
como fazer irrigação

Saber como fazer irrigação é indispensável para o sucesso dos cultivos na sua fazenda. Afinal, a disponibilidade de água é um fator importante para o desenvolvimento das estruturas vegetais e interfere, até mesmo, na capacidade produtiva.

Na hora de elaborar um sistema de irrigação, é preciso considerar algumas dicas para alcançar o melhor resultado. Isso aumentará a eficiência e fará com que você aproveite ao máximo os recursos.

Que tal aprender como fazer irrigação do jeito certo e descobrir o que não pode ficar de fora do seu projeto? Venha conferir!

Conheça as necessidades da cultura e as características locais

Primeiramente, é indispensável entender quais são as demandas, na irrigação de acordo com as condições e qualidades do local. Comece pensando na cultura que será cultivada, pois, dependendo do tipo, será necessário fornecer mais ou menos água.

Também é importante avaliar quais são as características do solo e do clima, no geral. Em períodos de seca, baixa umidade e/ou elevada incidência solar, a irrigação tem que ser reforçada. 

Em momentos de chuva, pode ser exigido suspender a irrigação, para evitar a lavagem de minerais, por exemplo.

Uma boa avaliação de como fazer irrigação, portanto, ajuda a estabelecer um planejamento eficiente e que atende às expectativas de desempenho. Desse modo, há a chance de criar algo personalizado para cada plantação.

Use acessórios de qualidade para saber como fazer irrigação

Outro ponto relevante tem a ver com os acessórios utilizados para essa tarefa. A escolha depende, primeiramente, do tipo de irrigação. Uma opção com pivô central, por exemplo, exige o dispositivo certo para ser posicionado no centro da plantação.

Já uma irrigação espalhada pode aproveitar outros componentes, como uma mangueira de irrigação. Feita com microperfurações a laser, permite criar pequenos jatos direcionados e fáceis de controlar.

No geral, é muito importante ter itens de qualidade, que sejam duráveis e que sejam fáceis de usar. Dependendo das necessidades, as configurações podem ser alteradas, de modo a gerar os benefícios esperados.

Crie canais de água com a ajuda da geomembrana

Além de tudo, a aplicação de geossintéticos integra o processo de como fazer irrigação. Em certos casos, a disponibilidade de água no local não é grande o bastante. Em vez de montar uma estrutura de transporte muito longa, convém criar canais de água.

Eles servem, basicamente, para transpor o líquido de um ponto a outro, sem infiltrações ou absorção pelo solo. Com isso, é possível manejar corretamente fontes de água da fazenda para garantir que todas as plantas sejam irrigadas da melhor forma.

O uso de geomembrana é a principal indicação nesse sentido, pois ajuda a manter a estanqueidade do canal e favorece o direcionamento de acordo com as necessidades. Assim, há como fortalecer a qualidade do processo.

Saber como fazer irrigação é crucial para maximizar o desempenho dos seus cultivos. Com essas dicas, você terá tudo o que é preciso para alcançar os melhores resultados e, desse jeito, ampliar o nível produtivo da sua fazenda.

Como se trata de uma das melhores soluções em vista, aproveite para descobrir tudo sobre a aplicação de geossintéticos e explore mais sobre o assunto!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *